Feliz Dia das Mães

Dinâmica de Acolhida - Quem é você? Para encontros pessoais ou virtuais.

Objetivo: Conhecimento Pessoal


Quem é você?


Objetivo: Fazer com que as pessoas se conheçam e se integrem mais facilmente; valorizarem a importância da sua identidade; exercitem a auto definição como capacidade que todo ser humano tem; reflitam sobre a importância de conhecer a si mesmo cada vez mais e melhor; de se relacionarem com todos os participantes.

Material necessário: crachá em branco, caneta e alfinete para cada participante. Nos encontros virtuais, chat da reunião ou formulários on-line.

Observação: Para os encontros virtuais o assessor precisa ter em mente quem são os participantes e qual o objetivo das respostas.

As respostas podem ficar expostas no encontro? Neste caso será usado o chat e todos terão acesso ao mesmo tempo. Isso é bom, mas, o assessor precisa alertar os participantes para o respeito mútuo e para ninguém comentar nada fora do tema questionado.

As respostas não devem ficar expostas? Neste caso será usado o formulário. Na Microsoft Educacional existem dois tipos de formulários que podem ser usados em tempo real: os formulários da Microsoft Forms ou os formulários disponibilizados nos chats dos encontros na Plataforma Teams para a Educação.

Desenvolvimento: O assessor orienta os participantes a escreverem seu nome no crachá em branco que receberam, no chat ou Formulário. É importante colocar o nome em letra grande e visível a uma distância média para os crachás e para o chat ou formulário o nome completo, já que cada participante será identificado pela plataforma. Tempo: 30 segundos.

Em seguida, cada um escreve cinco respostas para a pergunta: Quem é você? O assessor não deve dar mais detalhes para que as pessoas possam usar a imaginação com total liberdade. Se as respostas forem no chat, o assessor pede que todos escrevam suas respostas, mas só a publiquem depois do comando de voz: “podem publicar” Isso dificultará uns copiarem dos outros. Tempo: 2 minutos.

Quando todos tiverem escrito as respostas, prendem o papel no peito e o assessor escolhe um e pergunta: Quem é você? De acordo com a primeira resposta vai-se formando grupos de respostas semelhantes. Dar tempo para os grupos conversarem em todas as respostas. Pedir para que cada grupo escolha uma pessoa para responder em assembleia a mesma pergunta.

No chat, o assessor olha as respostas e de acordo com a resposta, em ambos modelos de encontros, o assessor nega a resposta baseado na história abaixo.


Uma mulher agonizava. Teve a sensação de que estava sendo levada para o céu e apresentada diante do tribunal.

A - Quem é você?

MULHER. Sou esposa do prefeito.

A - Perguntei quem é você; não com quem está casada.

MULHER. Sou mãe de quatro filhos.

A - Perguntei quem é você; não quantos filhos você tem.

MULHER. Sou a professora da escola.

A - Perguntei quem é você; não qual a sua profissão.

E assim sucessivamente, fosse qual fosse a resposta, parecia que nunca era satisfatória para a pergunta:

A - Quem é você?

MULHER. Sou uma cristã.

A - Perguntei quem é você; não qual a sua religião.

MULHER. Sou uma pessoa que ia todos os dias à igreja e ajudava aos pobres e necessitados.

A - Perguntei quem é você; não o que fazia. Evidentemente, a mulher não conseguiu passar pela prova, motivo pelo qual foi enviada novamente à Terra. Mas, quando se recuperou de sua doença, tomou a decisão de averiguar quem era, e tudo foi muito diferente.

(Anthony de Mello)

a) Qual o sentido da pergunta feita repetidamente a mulher?

b) Por que as respostas da mulher não foram satisfatórias?

c) Qual a dificuldade da mulher em responder a pergunta?

d) E você? Como se identifica?

Após o encontro passar um segundo formulário ou cartão com perguntas que sejam relevantes para o encontro.

Precisamos ter consciência de quem somos e o que realmente importa para nós para termos lucidez na hora de tomar decisões. Essa consciência é como um guia nos momentos indecisos. E se nos conhecemos bem, saberemos naturalmente decidir o que é melhor para nossa vida em todos os momentos de escolha.

Isso nos dá autonomia e segurança em nossas decisões, e resulta na escolha de caminhos realmente relevantes para alcançar nossos sonhos e objetivos. É uma vantagem poder escolher tendo a consciência de quem somos, e reduz nossa margem de erro.

Bom encontro.

Comentários