sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pequeno Catecismo - Livro Oração do cristão

Um dos subsídios mais usados em nossa catequese é um livro intitulado "Orações do Cristão". Trata-se de um pequeno catecismo contendo uma catequese simplificada, um resumo da doutrina da igreja, o santo terço meditado e um pequeno questionário para ajudar os catequizandos a assimilarem melhor o conteúdo da catequese. Este subsídio colocamos nas mãos de todos os catequizandos
O livro agora é apresentado aos cristãos em sua versão digital. Para mais informação ou até mesmo a leitura do livro acesse a nossa página Mensagens, formação e informação.
Você também pode visitar a nossa página e fazer o seu comentário.
Para ler basta clicar na página. Se quiser ler em tela cheia para melhorar a resolução é só clicar no menu a cima do livro.

domingo, 25 de setembro de 2011

Fazer ao próximo o que deseja a si

Material necessário: lápis e papel
Desenvolvimento: O catequista formará um círculo e distribuirá para os membros do grupo lápis e papel. Pedirá para cada um escrever algum tipo de atividade que gostaria que o colega sentado à esquerda realizasse. Pede para assinar o papel. Depois que todo mundo escrever, recolha os papeis, embaralhe e sorteie alguns conforme o tempo que desejar para a brincadeira. Leia o nome da criança e peça que ele diga qual a tarefa e quem irá desenvolver. Quando todos eles tiverem dito as tarefas leia a passagem:  Mateus 7:12. Medite com todos que não devemos desejar ao próximo aquilo que não queremos para nós mesmos. Após a meditação peça para que os que escreveram desempenhe a tarefa que havia sugerido ao seu colega.
Compartilhar: Pergunte as crianças indicadas para a tarefa, o que sentiu ao saber que tinha que desempenhar tal tarefa, e quando soube que não mais teria? Também questione aos que indicaram as tarefas e eles mesmos tiveram que desempenhá-las.
Osorio Soares

Procurando Jesus

Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira procurando Jesus, teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus" e a frase: “Acreditastes porque vistes. Feliz aquele que acredita sem ver”; sobre outro "Tomé" e a frase: “Mestre, é você mesmo”; e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças com a frase: “Jesus está vivo e presente no meio de nós”! Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer:
- Jesus está presente e vivo no meio de nós!
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, por isso procura descobrir onde está Jesus. Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo:
- Mestre, é você mesmo!
Se a criança indicada for Jesus, este dirá:
-Acreditastes porque vistes. Feliz aquele que acredita sem ver.
Então pode sortear os papeis novamente. Se não for, a criança indicada deve balançar a cabeça negativamente e todos devem dizer:
- Tomé, onde está a sua fé???
A brincadeira continua até Jesus piscar o olho para todo mundo ou ser encontrado.
Ler e refletir com as crianças: João 20. 26 - 29.
Osorio Soares