Feliz Dia das Mães

A escolha – O presente

O Objetivo desta dinâmica é avaliar as qualidades das pessoas, ou como os membros de um grupo veem uns aos outros, dando oportunidade reconhecimento de certos sentimentos e revelações, causando um impacto muito interessante entre os participantes. Serve também para revelar pessoas escolhidas para determinada tarefa. Esta dinâmica também é apropriada para se descobrir ou revelar as afinidades das pessoas dentro do grupo. Experimente!

Material: Presente (?), Papel de presente, cartões escritos com as qualidades.
Desenvolvimento da dinâmica: Se for para escolha de membros de um grupo ou revelação de escolhidas, a votação deve ser feita antecipada e a dinâmica somente para a divulgação. O coordenador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombons ou pacote de balas onde possa ser dividido com todos os participantes. Deve ser leve e de fácil manejo, pois irá passar de mão em mão. Embrulhe o presente e no fechamento coloque um dos cartões com a primeira qualidade. Embrulhe novamente colocando o próximo cartão e assim sucessivamente até colocar o último. Colocamos um número de qualidades, porem pode ser acrescentado de acordo com a avaliação que o coordenador desejar fazer. Os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos. Abaixo segue dois modelos. Para o primeiro modelo a leitura é feita por quer recebe o presente, porem a segunda pode ser feita por um narrador.

Modelo 1

 Início: O coordenador vai eleger o primeiro e deixar que os demais sejam escolhidos por cada um. Com o presente nas mãos diz (exemplo): Meus irmãos, escolhi este momento para sugerir as pessoas que se destacaram neste encontro (ou ano), e não gostaria de fazer sozinho; quero contar com a colaboração de todos. Gostaria também de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho alimentando. Gostaria de presentear uma pessoa muito especial, que durante (o ano ou o encontro) se destacou, tornando-se merecedora de toda minha gratidão. Essa pessoa tem sido uma grande amiga e companheira, nos aproximando tanto, que hoje posso dizer que eu a amo muito e quero nomeá-la com o título de “Anjo da Guarda”. (Abraça a pessoa, entrega o presente e pede que abra o presente)
1º Cartão – Anjo da Guarda
PARABÉNS! Você é muito especial para todos nós! O seu Jeito de ser, suas atitudes, suas escolhas e sua disposição fez com que o escolhêssemos como nosso Anjo da Guarda. O Anjo da Guarda é aquele que faz tudo que lhe pedirem. Para selar este momento quero lhe presentear, não com o conteúdo deste embrulho, mas com o meu reconhecimento, amor e orações para que você possa escolher alguém para animar a nossa vida. Escolha com muita atenção, pois este presente é para esta pessoa.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2º Cartão - Animador
Alegria, alegria! A nossa vida é uma festa e precisa muito de pessoas como você para transmitir otimismo e alto astral. A sua alegria nos contagiou! Você foi escolhido para alegrar os nossos encontros. Pessoas alegres como você animam o nosso ser de maneira que, com certeza, a sua felicidade esta mais em dar do que em receber. Escolha a pessoa mais INTELIGENTE para ser secretário (a), em sua opinião e faça a Felicidade dele!
3º Cartão - secretário
A inteligência nos foi dada por Deus. É um talento que muita gente tem mais não sabe como usar. Você é inteligente e foi escolhido para secretariar nossos encontros. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Sua primeira missão como secretário será escolher uma pessoa . Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4º Cartão - Relações Humanas
 O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. O relacionamento humano necessita de pessoas que saibam manter a calma em todos os momentos da vida. Parabéns! Você foi a escolhida! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Enquanto você está aqui transmita-nos a sua Paz, passando o presente para aquele que sabe fazer amizade, o nosso CONTATO.
5º Cartão - CONTATO
Um contato é também aquele que acolhe. A acolhida em muitos grupos deixa muito a desejar. A pessoa que acolhe tem que ser descontraída, dinâmica, simpático e acolhedor. Tem que ser um verdadeiro “Amigo”. Parabéns! Amigo é aquele que sabe dar e receber. O presente que você recebeu deve ser dado àquele que será o Tesoureiro do grupo.
6º Cartão – Tesoureiro
Precisa unir honestidade e competência para cuidar de um Tesouro. Somar talento, diminuir pessimismo, dividir tarefas para multiplicar resultados positivos, tarefa para alguém muito especial como você. Parabéns. Use a sua competência para entregar este presente àquele que será o seu Líder.
7º Cartão - LIDER
 Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder nos sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, para dar o presente para todos nós.

Modelo 2


1. PARABÉNS!
Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Sei que você ama a todos porem observe os amigos em sua volta pois só poderá escolher um e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.
2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns! Com sua alegria você nos contagiou que resolvemos passar o presente para aquele que você acha mais INTELIGENTE.
3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Por ser uma pessoa inteligente acreditamos que você irá escolher alguém que transmita muita PAZ e passar o presente.
4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO de todos.
5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo de todos! Sua tarefa ainda será mais difícil. O presente deverá ser dado a quem você considera DINÂMICO.
6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso irradia energia. Seja sempre agente
multiplicador de boas ideias e boas ações em seu meio. Parabéns! Com sua energia positiva passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Com sua solidariedade olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).
8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.
9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. A sua presença já é um presente para todos nós. Passe o presente a quem você acha mais OTIMISTA.
10. O Otimismo contagia as pessoas! Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.
15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando- lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos.
Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página. Nós publicaremos e colocaremos os devidos créditos a você.

Comentários

  1. Convite http://confissao-confession-confesion.blogspot.com.br/2012/09/lancamento-confissao.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro internauta sua colaboração, opinião, é importante. Então lembro aos amigos (as) que se identifiquem antes de postar seu comentário. Não serão publicados "comentários anônimos", ofensivos, preconceituosos...