Feliz Dia das Mães

Catequese orante ao redor da mesa


Objetivos: Com a mesa da Palavra na catequese pretendemos fazer com que  a Leitura da Bíblia seja acolhida como Palavra de Deus que nos fala através deste Livro Santo e faz da nossa fé instrumento de transformação da nossa vida em comunidade. O objetivo maior desta prática é o encontro com o Senhor.

Preparação: Duas mesas em cada sala de catequese: uma da Palavra, enfeitada com flores, velas, toalha de acordo com a cor litúrgica e água benta; a outra, uma mesa maior que reúna ao seu redor os catequizandos para refletir a mensagem cristã (pode-se juntar as mesas, se não houver mesa, um círculo de cadeiras).





Os quatros passos da Leitura Orante:
1) leitura
2) meditação
3) oração
4) contemplação




Estrutura do Encontro:
  1. Acolhida.
  2. Ao redor da Palavra.
  3. Ao redor da mesa, nas cadeiras.
  4. Na mesa da Palavra.
Acolhida Preparar bem o local para que as crianças se sintam esperadas; Preparar o texto com antecipação; se houver alguma palavra de difícil compreensão, procurar significado; escolher as crianças que irão ler (deve ser mais de uma; como são crianças, a bíblia deve ser da mesma edição para não confundi-las); Dar tempo para chegar, conversar sobre assuntos da semana com os que chegam antecipados, se acomodar ao redor da mesa nas cadeiras; É importante acalmar a mente e o coração para começar. Para isso não basta dizer “silêncio!”; Se possível colocar uma música de fundo.
Ao redor da Palavra- Após a acolhida, o grupo muda de espaço, dirigindo-se á mesa da Palavra: todos permanecem em pé, como gesto de disposição à escuta atenta da Palavra de Deus.
  1. Sinal da Cruz (pode-se usar água benta);
  2. Boas vindas e o objetivo do encontro, evidenciando o tema da leitura e a Palavra de Deus em nossa vida.
  3. Acendimento da vela e o Canto de aclamação à Palavra;
  4. Um catequizando lê a Palavra (tempo para acolher a leitura);
  5. Outro catequizando lê novamente (perguntar se tem alguma palavra difícil e explicar o significado);
  6. A catequista faz uma terceira leitura destacando alguns pontos e expressões;
  7. Beijar a Bíblia como gesto de veneração e amor à Palavra proclamada;
Ao redor da mesa, nas cadeiras - Em silêncio voltar para a mesa, sentar. Reconstruir o texto com a participação de todos, lembrando os cenários, os personagens, as falas mais significativos; Procurar seguir cada passo como quem conta uma história riquíssima de detalhes. procurar entender o que está por trás do contexto. A catequista explica o contexto da passagem e trabalha alguns versículos selecionados para explicar o significado do texto;
Na mesa da Palavra. Retornar ao lugar onde foi proclamado a Palavra. Dedicar um tempo apropriado, sem apressar-se, para oração sobre o tema desenvolvido. Importante é não fazer o momento de oração com o grupo desmotivado, ou apenas para cumprir uma tarefa. É preciso criar clima favorável para esse momento conclusivo.
Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem prepara o símbolo, imagens, músicas, etc...

Comentários