Feliz Dia das Mães

Dinâmica - Aprendendo com Jesus - 1º Passo - O Encontro


O primeiro passo é aproximar-se, caminhar junto. Todo encontro, em qualquer circunstância, deve partir da VIDA para chegar a mais VIDA com novos compromissos e novas atitudes...


O texto começa com as palavras “nesse mesmo dia”. Para nós está claro que é o primeiro dia da ressurreição de Jesus. Para os dois discípulos era simplesmente o terceiro dia da morte de Jesus! Dia de desânimo, de tristeza. E sabemos disto porque o bom judeu não podia caminhar mais do que um quilômetro no dia de sábado. O domingo foi a primeira oportunidade de sair de Jerusalém, e eles aproveitaram. A cena começa com a desintegração da comunidade cristã. Tudo acabou, a comunidade se dispersa, não há nem alegria nem esperança.

Sabemos que eram dois discípulos e um se chamava Cléofas. E o outro? Talvez o evangelista quisera apresentar o rosto de tantos anônimos, desconhecidos para na sociedade, vivendo a margem e fugindo da realidade.



De repente, no caminho surge Jesus, sem que seja reconhecido. Ele se aproxima e caminha com os dois. Este caminho representa a nossa dificuldade em ver, em reconhecer Jesus. Hoje, sabemos pelos Evangelhos e ainda continuamos cegos, sem reconhecer Jesus no meio das preocupações e dos sofrimentos da vida. O mundo foi feito pelo verbo fazer: “Faça-se”. O Mistério da encarnação foi do mesmo jeito: “Faça-se em mim”. Vejam que Jesus usa também o verbo. Segundo São Lucas Jesus “aproximou-se”, “caminhou com eles”. Eis o primeiro passo da pedagogia de Jesus.

O primeiro passo é aproximar-se, caminhar junto. Quantas vezes isso falta em nossos grupos, nossas comunidades - não nos aproximamos uns aos outros, mantemos distância! Não caminhamos juntos, queremos dar soluções sem conhecer a realidade dos nossos irmãos e irmãs! Por isso mesmo, muitas vezes não tem efeito nossa maneira de Evangelizar.

Aqui encontramos também o primeiro passo da revelação evangelizadora. Jesus irá se revelar na vida dos discípulos. É na nossa vida que Jesus quer se revelar.

E agora? Qual será o segundo passo da Pedagogia catequética de Jesus? Qual a próxima atitude de Jesus?

Para responder leia Lc 24, 16-17. Semana que vem continuaremos a nossa meditação.

Visite-nos no Facebook e curta nossa Fan Page

DINÂMICAS E MUITO MAIS




Você pode também comentar qualquer uma das postagem dos discípulos de Emaús, no Blog ou na Fan page.

Comentários