Feliz Dia das Mães

DINÂMICA - APRENDENDO COM JESUS - 7º Passo - A MISSÃO

Encerrando a dinâmica pedagógica de Jesus, apresentamos a 4ª revelação de Jesus, que podemos também chamar de 4º pilar do cristianismo. Este pilar é a missão. Jesus se revela na Missão. "Digo que Jesus se revela lembrando São Paulo: “e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20 A missão do Cristão é a Missão de Jesus. Os Apóstolos contam uns aos outros: «Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão» (v.34). Portanto, não se pode ser cristão apenas dentro de casa ou da igreja e nem falar por si mesmo. É necessário sair de si para encontrar-se em Jesus, anunciar, na vida, Aquele que encontramos na Palavra e na Eucaristia.

Hoje, depois destes 6 passos pedagógicos (O encontro, a escuta, a realidade, a catequese, a acolhida, o celebrar e a missão) e as quatros Revelações do Senhor (Vida, Palavra, Eucaristia e Missão), podemos dizer que aprendemos o método de Jesus catequizar. Esta é a dinâmica pastoral da Igreja. A Missão faz parte da essência de toda comunidade Eclesial, do mesmo modo que só podemos dizer que somos cristãos na medida em que formos missionários. É que a nossa vida nos leva a uma busca, um desejo profundo em que só Jesus presente na Eucaristia poderá preencher. A Celebração Eucarística, a Missa, nossa prepara: na celebração penitencial Jesus nos escuta; na Palavra Jesus nos Fala; na Eucaristia Jesus se revela e nos fortalece; na Comunhão Jesus sai de cena para surgir no nosso coração, na nossa presença, no nosso agir... Por Cristo, Com Cristo e em Cristo. Agora revitalizados, somos enviados para a missão. Se não houver Missão, é sinal de que alguma coisa falhou na Eucaristia. Deste modo, a Missão é a conclusão lógica dos números anteriores.

Analisando esta passagem dos discípulos de Emaús podemos concluir que seria uma história de uma experiência muito bonita feita por duas pessoas. Mas, nada neste mundo se acaba e por isso, a experiência dos dois discípulos com Jesus se transforma em missão. Este é o resultado da Ação pedagógica de Jesus. Aqueles que pela manhã fugiam de Jerusalém, lugar da morte, da perseguição, do fracasso, de tardezinha se põem no caminho de volta! O que mudou em Jerusalém durante o dia? Nada! Continua sendo o lugar de perigo, de morte, de perseguição. Mas, mudou a cabeça dos dois. Em lugar de uma fé pré-pascal, eles agora têm uma fé pós-pascal. Em lugar de desânimo, medo, sentimento de fracasso há agora entusiasmo e coragem, pois experimentaram a presença de Jesus Ressuscitado. Quem tem este contato com o ressuscitado não fica parado, não se cala. O seu coração arde, o seu sangue fervilha, os seus nervos se agitam, e como toda ação tem uma reação, a dos discípulos foi sair em missão e anunciar: “Realmente o Senhor ressuscitou, e apareceu a Simão” (v. 34). E os dois discípulos de Emaús puderam contar: “O que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão” (v. 36).

Espero que esta dinâmica sirva como paradigma da nossa ação catequética, para que nossas crianças possa também ter este tipo de reação, sair e anunciar. Jesus nos mostra que para termos sucesso em nossa catequese precisamos unir estes elementos essenciais - a realidade, a Bíblia, a celebração partilhada e a comunidade. Só assim poderá acontecer a revelação e a presença do Ressuscitado assim como a vontade de Deus. A união destes aspectos da vida cristã faz com que a Bíblia seja “Lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 119, 105).




A Participação dos leitores nas postagens desta dinâmica foi muito satisfatória. Foram mais de 1000 acessos. Não entendi por que não quiseram participar do sorteio do Dvd com 10 filmes bíblicos. A ganhadora do Dvd foi a Solange Farias que curtiu nossa Fan page, fez o seu comentário logo no primeiro passo, dia 20 de setembro às 12:15. Parabéns. Este é o nosso presente pela Festa de Cristo Rei. O Próximo sorteio será no Natal. Aguardem!

Comentários