sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dinâmica de Oração para encontros de Catequistas

Desenvolvimento: Com todas as Luzes apagadas ou em uma penunbra, cada catequista irá conduzir os símbolos lentamente enquanto todos rezam de acordo com o texto abaixo.
Procissão
A Cruz= "O Verbo se fez Carne e habitou entre nós". "Veio para o que era seu e os seus não O receberam" E Ele foi crucificado. A morte de Cristo na cruz gerou a vida nos homens. Tornou-se fonte de salvação e paz para todos os povos. Agora, a cruz é sinal de vitória e glória, motivo pelo qual é colocada em lugares de destaque, no alto dos templos. É como o sol a iluminar as nações! Ao celebrar a missa, a cruz no altar designa o lugar do sacrifício perpétuo de Jesus Cristo. Quer lembrar a identidade do sacrifício da cruz e da missa, a avivar o amor nos corações, a fé no Cristo Redentor e Salvador. O altar é o lugar, por excelência, de doação, de morte, do sacrifício por amor a Deus e aos irmãos. Pelo Batismo a cruz passou a ser o sinal da nossa fé. Sinal que devemos apresentar com muito amor e devoção, como prova de verdadeiros cristãos, filhos de Deus. Vamos nos persignar: “Sinal da Cruz”

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Está faltando algo em meu coração? Onde está o seu coração? Qual é o seu tesouro?

Dinâmica de Participação 

As fotos aqui apresentados contem frases sobre o estudo da CNBB nº 97 "Iniciação a Vida Cristã"
Objetivo: Ajudar as pessoas a se concentrarem melhor no encontro e participarem ativamente trocando ideias com outras pessoas que não são do seu costumado grupinho.

Desenvolvimento: Fazer diversos desenhos de corações com imagens de Cristo e símbolos que lembrem o encontro. Na hora que for imprimir os corações, colocar cada coração em ½ folha e sobrepor outra imagem sobre os corações, unindo assim os dois corações. Dividir os desenhos em quatro partes como no exemplo a cima. Entregar ¼ para cada participante de maneira aleatório, mas fazendo esforço para que as pessoas que recebam as partes não tenham costumes de se sentarem juntas. Na hora da animação falar sobre o quanto é importante preencher os nossos corações com coisas divinas, “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração." Mateus 6:19-21. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 Onde está guardado o seu coração? Ele já está cheio, completo, ou está faltando algo? O que falta no seu coração? Fale então da dinâmica e convide as pessoas que receberam as partes dos desenhos, de acordo com o número de desenhos (ex: 4 desenhos, 16 partes, então, 16 pessoas) a procurarem as partes que faltam no seu coração. Ao encontrarem, devem permanecer juntas até o final do encontro, partilhando tudo o que acontecer, escrevendo os detalhes para não esquecer nada. No final do encontro partilhar com os demais, o que foi bom na dinâmica.


Facilitador, a apresentação deste trabalho deve ser feito como avaliação. No último dia peça para cada grupo nomear uma pessoa para fazer um resumo rápido de tudo que aconteceu no encontro: a dinâmica, a frase no desenho, os desenhos, o Tema do encontro, o desenvolvimento, os palestrantes, os participantes e tudo mais que puder falar. A palavra deve ser escrita, pois o tempo não pode exceder 1 minuto para não tomar muito tempo pois esta dinâmica está sendo apresentada em um encontro de formação.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Amor, onde está a Paz

PESSOA - Procurar uma pessoa /  PAZ – Um aperto de mão / AMOR – Um abraço / VIDA – um beijo / SORRISO – uma gargalhada
Boas vindas – O orientador incentiva as pessoas a saírem de seus lugares, trocando sempre de colega a cada cumprimento, fazendo os gestos sugeridos a cima, mas sem atrasar a narrativa. É importante que todos andem pelo salão.
Narrativa
Era uma vez uma PESSOA chamada 
AMOR .  Esta PESSOA  não era tão feliz na VIDA. É que esta PESSOA chamada AMOR sonhava muito com outra PESSOA chamada PAZ .
Certo dia, a PESSOA descobriu que a VIDA só teria sentido quando ele encontrasse a PAZ .
E foi exatamente naquele dia que a PESSOA chamada  AMOR saiu a procura da PESSOA chamada PAZ .
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um SORRISO nos lábios.
Então, o 
AMOR começou a perceber que o SORRISO das PESSOAs comunicava a PAZ .
E percebeu que a PAZ existe no intimo de cada PESSOA e, para vê-la basta aprender a dar um SORRISO .
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: 
AMOR , ó AMOR ! Você sabe onde está a PAZ ?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a 
PAZ .
A minha
VIDA ganhou sentido, depois que descobri que a PAZ existe dentro de cada um de nós. Para encontrarmos a PAZ basta sabermos dar um SORRISO com sinceridade para cada pessoa que encontrarmos.
Então, toda 
PESSOA  que têm AMOR façam de sua VIDA um instrumento da PAZ mostrando um lindo SORRISO para seus amigos.
E assim, todos ouçam cada um dizer:

Sejam Bem vindos!
Esta dinâmica foi modificada da original http://catequesedaparquiadeipu.blogspot.com.br/2010/08/dinamica-de-acolhida-procura-da.html

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Amor, onde está a Paz? Dinâmica de Acolhida

PAZ – Um aperto de mão / AMOR – Um abraço / VIDA – um beijo / SORRISO – uma gargalhada

Boas vindas – O orientador incentiva as pessoas a saírem de seus lugares, trocando sempre de colega a cada cumprimento, fazendo os gestos sugeridos a cima, mas sem atrasar a narrativa, POR ISSO O GESTO TEM QUE SER BEM RÁPIDO. É importante que todos andem pelo salão.
Narrativa
Era uma vez uma pessoa chamada 
AMOR que não era tão feliz na VIDA que tinha. É que aquela pessoa chamada AMOR sonhava muito com a PAZ.
Certo dia, descobriu que a
VIDA só teria sentido quando ele encontrasse a PAZ.
E foi exatamente naquele dia que o 
AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, o 
AMOR começou a perceber que o SORRISO dos amigos comunicava a PAZ.
E percebeu que a 
PAZ existe no intimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um SORRISO.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: 
AMOR, ó AMOR! Você sabe onde está a PAZ?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a 
PAZ.
A minha
VIDA ganhou sentido, depois que descobri que a Paz  existe dentro de cada um de nós. Para encontrarmos a PAZ basta sabermos dar um SORRISO com sinceridade para cada pessoa que encontrarmos.
Então, todos os que têm 
AMOR façam de sua VIDA um instrumento da PAZ mostrando um lindo SORRISO para seus amigos.
E assim, todos ouçam cada um dizer:

Sejam Bem vindos!