Feliz Dia das Mães

O Sabor da Vida - LEITURA ORANTE “Sal da Terra” – Dinâmica do sal

Esta Dinâmica também pode ser substituída por esta: A Luz do Mundo  
Objetivo: Mostrar o valor de cada um diante de Cristo; Qual o nosso propósito neste mundo; qual o nosso verdadeiro valor; o que fazer diante do mundo.
Material: Fazer altar, colocar a Bíblia em destaque, vela, flores, imagens de Jesus, Nossa Senhora e uma vasilha com sal.
Como Fazer: Fazer a leitura orante, meditar buscando valorizar o silêncio, dando alguns tópicos para reflexão como: Qual o valor que damos a nossa vida? Qual a nossa importância diante do mundo? E diante de Deus? O que somos para o mundo? Nossa família? Deus?
Leitura Orante – Oração Inicial
Senhor, me coloco em atitude de escuta e atenção. Preparo-me para ouvir a Tua voz. Creio, meu Deus, que estou diante de Ti. Que me vês e escutas as minhas orações. Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro. Tu me deste tudo: eu te agradeço. Foste tão ofendido por mim: eu te peço perdão de todo o coração. Tu és tão misericordioso: te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. Divino Espírito Santo, ilumina a minha vida para que eu saiba valorizá-la. Amém.

1- LEITURA (VERDADE)
Ler 2 vezes, por vozes diferentes; ler  um terceira vez, dando ênfase as frases; Silêncio; silêncio e reflexão; O que diz o texto para mim?
Pedir que todos, em fila, passe diante do altar, sem falar com ninguém, toque o dedo no sal e leve a boca. Depois que todos tiverem feito o mesmo comentar sobre a reação de cada um.
Relembrar as imagens que Jesus usa no seu discurso. Jesus compara os seus discípulos a sal e luz. Ambos são símbolos de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Para que serve a Luz? Para que serve o Sal? (Deixar que todos deem sua opinião) O Sal serve para temperar a comida, dar sabor! Assim como também para conservar os alimentos. A luz serve para iluminar, deixar claro, possibilitar uma vida melhor. Como seria uma vida sem luz? (Exemplos) Como seria uma vida sem sal? (Exemplos) Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. Somos aprendizes de Discípulos do Senhor e nossa missão é dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos. Iluminar o caminho para que as pessoas possam caminhar em direção a vida eterna.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)
O que o texto diz para mim, hoje? Quais são as sombras do mundo? Quais os dissabores das pessoas? Estou sendo estes símbolos que Jesus mostrou? Como posso ser luz? Como posso iluminar a vida das pessoas? Como posso ser sal? Como posso dar sabor a vida? Como posso conservá-la? Sinto que minha vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que minha presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor? A Conferência de Aparecida lembra: "Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do cristão, discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110). A sua vida deve ser cristã e não mundana.


3- ORAÇÃO (VIDA)
Qual a minha resposta para Deus? Costumo rezar espontaneamente?  Rezo os salmos?  Incentivar as crianças a fazerem orações espontâneas.

Senhor, nós te agradecemos por este dia. Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz. Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos, O calor de nossos relacionamentos e o Rumo de nossa vida. Podes entrar, Senhor em nossas famílias. Precisamos do ar puro de tua verdade. Precisamos de tua mão libertadora para abrir compartimentos fechados. Precisamos de tua beleza para amenizar Nossa dureza. Precisamos de tua paz para nossos conflitos. de teu contato para curar feridas. Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença Para aprendermos a partilhar e abençoar!
4- CONTEMPLAÇÕES (VIDA E MISSÃO)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra de Deus? Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passarei o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que eu encontrar, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29). Darei gosto a vida das pessoas que eu encontrar?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Comentários