Feliz Dia das Mães

DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA

Apresentação da Dinâmica: Vamos fazer na catequese uma grande celebração da Pascoa do Senhor Jesus, em unidade com todos os grupos. A ideia é simbolizarmos a nossa vida com uma ÁRVORE feita em isopor, que será ilustrada de maneira a ficar idêntica a mesma, porem terá também um formato de cruz, para que jamais nos esqueçamos das nossas cruzes. A Árvore para nós terá dois sentidos:

1° sentido - Salmo 1 – (Tempo para meditação) A vida da gente é como uma grande árvore. Germina, nasce, dá flores, frutos... do fruto a semente que irá germinar uma nova árvore. Neste ciclo interminável nossa árvore precisa ser cuidada, regada, adubada para que ao florir e frutificar a esperança se renove.


2° sentido - Evangelho escrito por João 15:1-10. Silêncio para meditação. A vida da gente é como os galhos de uma árvore, só tem sentido real se estiver ligada a Deus, pois ele nos deu seu Espírito para que pudéssemos ter vida NEle. Fora DEle nada tem sentido, a felicidade é passageira, logo murcha e seca. Com Ele a felicidade é eterna e sempre dá muitos frutos.


Como fazer as peças:
Raízes: Faça uma espécie de Caixa em isopor para receber e servir de sustentação para a cruz em forma de árvore. Nesta caixa algumas raízes para a dinâmica conforme a foto. A quantidade de raízes fica a seu critério. A que apresentamos tem seis raízes, uma para cada centro catequético. As raízes representam as virtudes dos nossos Patriarcas, profetas e demais pessoas que no passado fizeram a vontade de Deus, exemplo para nós.  Veja a primeira parte DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA – A Raiz

Árvore: Uma cruz com formato de Árvore feita em isopor. Cada galho da árvore representará o catequista e o centro catequético. Veja a segunda parte DINÂMICA CELEBRATIVA PARA A PÁSCOA - A Cruz


Folhas e frutos: As folhas representam os dons e são feitas em EVA (Emborrachado). Um palito de dente é colocado como caule da folha para fincar no galho. As frutas representam os frutos do Espírito Santo + as virtudes, também com o palito. Folhas e frutos representarão as crianças da catequese.
Como fazer a dinâmica:
A dinâmica será feita em três fases que corresponderão a três partes distintas da mesma. 


1ª fase - Quinta semana da Quaresma – Raízes da árvore (virtudes dos pais de nossa fé, patriarcas e Profetas – Estudo feito na catequese durante o mês de março). Explicando para os catequisandos o sentido de cada raiz, coloque o nome nas raízes. Veja a dinâmica.

2ª fase - Domingo de Ramos e Tríduo Pascal – Tronco da árvore ao qual se associará uma CRUZ + os elementos próprios de cada celebração do Tríduo Pascal. Todos rezam as orações propostas e de acordo com cada oração vá colocando os símbolos pedidos.

3ª fase - Tempo da Páscoa – Ramos da árvore (cada galho representa uma turma de catequese e seu catequista – as folhas e frutos representam cada catequizando e seus dons e virtudes, obviamente o fruto do Espírito Santo). De acordo com o número de catequisandos faça o número de dons (folhas) e frutos ou virtudes (frutos). Ex: Tem 16 crianças na catequese, faça 21 dons, ou seja, 3 x 7 dons + 21 folhas. Sorteia entre as crianças e quando cada criança pegar o seu, será colocado o nome da criança. Os frutos é do mesmo jeito, sendo que x 2, pois para cada criança 2 frutos. Lembrando que cada dom e cada fruto tem o dia apropriado para ser colocado.
Tabela de frutos e Dons – os frutos serão colocados de acordo com cada dom.
Dons do Espírito Santo
Frutos do Espírito Santo
+
Virtudes cardeais e teologais
Piedade
Bondade e Benignidade
Temor de Deus
Temperança e Justiça
Fortaleza
Fortaleza e Paciência
Ciência
Esperança e Alegria
Entendimento
Fé e Fidelidade
Sabedoria
Paz e Caridade
Conselho
Prudência e Mansidão

Tabelas para colocação dos dons na árvore.

II Domingo da Páscoa
Entendimento
III Domingo da Páscoa
Ciência
IV Domingo da Páscoa
Conselho
V Domingo da Páscoa
Temor de Deus
VI Domingo da Páscoa
Piedade
Domingo da Ascensão do Senhor
Fortaleza
Domingo de Pentecostes
Sabedoria

Faça a dinâmica semanalmente, pois a cada semana será estudado um dom e um fruto.

Fonte de iluminação diocese-porto.pt

Comentários