sexta-feira, 28 de março de 2014

Dinâmica de Oração para a quaresma - A Água e o Adubo.

Motivação: Se celebramos tão dignamente os acontecimentos marcantes da vida da gente, imagine os acontecimentos que marcaram a história da salvação da humanidade! Por isso convidamos você para se preparar bem para a Páscoa do Senhor, oportunidade impar para transformarmos nossa vida em dignidade e prosperidade. Assim sendo, é importante preparar o coração para aquilo que se irá viver, vivendo intensamente, e deixar que do coração surjam constantes sentimentos de quem sente alegria de estar unido a Cristo.

domingo, 23 de março de 2014

Dinâmica de Oração para a quaresma


A vida da gente é como uma grande árvore. Germina, nasce, dá flores, frutos... do fruto a semente que irá germinar uma nova árvore. Neste ciclo interminável nossa árvore precisa ser cuidada, regada, adubada para que ao florir e frutificar a esperança se renove. Mas, para que possamos cuidar bem de nossa árvore precisamos seguir as etapas ordenadamente.
Objetivo: Estamos na Quaresma, tempo propício para a oração, meditação e conversão. Precisamos neste tempo sair de nossas vidas habituais para nos retirarmos ao deserto onde faremos um despojamento de nós mesmos, jogando fora tudo aquilo que não nos faz bem. Neste momento ficamos vulneráveis e fracos; Aparece todo tipo de tentação para nos afastar do nosso objetivo; as nossas dúvidas aumentarão, porem precisamos de um propósito, e esta finalidade é um encontro pessoal com Deus. Vamos ser fortes para que o homem velho que existe em nós morra com Jesus e assim ressuscite um homem totalmente novo. Assim será nossa Páscoa. Faça este propósito e nos acompanhe.

sábado, 22 de março de 2014

Dinâmica de oração para a quaresma - A semente

Texto base. Na parábola do semeador Jesus compara o nosso coração com um terreno que pode ser fértil ou não para o plantio. Segundo Jesus cristo (Mt 13,3ss) a semente semeada germina em qualquer tipo de terreno porem, só  cresce a ponto de dar bons frutos se o terreno for bom. Já vimos que para preparar um bom terreno temos que ter uma vida de oração. A intimidade com a oração nos aproxima de Deus e estreita os laços que nos une. Deus nos ama tanto que, ao ouvir uma oração de um coração contrito e sincero, Ele como Pai amoroso se desmancha em amor fraterno e eterno por seus filhos.

Dinâmica - Como mudar o mundo - A corrente do bem

Objetivo: Descobrir que toda ação gera uma reação, assim como todo ato tem uma consequência. Transformar o que é ruim e coisas boas. Saber escolher aquilo que vem de Deus e aplicar na sociedade a partir de você.
Material: Areia prateada, ventilador, 1 folha de papel para cada participante, lápis, borracha, filme: "A corrente do bem".
Como fazer: 1ª Parte - Reúna a turma de catequese e faça um círculo em volta do ventilador da sala. Se a turma for numerosa, convêm que seja dois círculos, um dentro do outro, com as crianças menores na frente. Pegue um pouco de areia prateada e lance no ventilador. Obviamente o ventilador irá espalhar a areia prateada por toda a sala. Até os mais distantes ficarão com algumas marcas de areia. 


sábado, 15 de março de 2014

Dinâmica de oração para a quaresma - A escolha do fruto

Objetivo: Já sabemos que a vida da gente é como uma grande árvore. Germina, nasce, dá flores, frutos... do fruto a semente que irá germinar uma nova árvore. Com a dinâmica passada "A escolha do terreno", preparamos o terreno que iremos plantar a nossa árvore. Agora resta saber que frutos queremos gerar, pois só a partir da escolha do fruto é que podemos selecionar as sementes para plantar nossa árvore.
Para a escolha do nosso fruto vamos fazer esta dinâmica:
O presente.
Como fazer: Prepare duas caixas de presentes. Uma deve ser muito bonita. Embrulhada com papeis muito brilhoso e muito enfeitado. Dentro da caixa colocará doze balas de sabor horrível (Você mesmo pode fazer uns docinhos só a cobertura seja doce e a massa seja com bastante sal, pimenta, ou qualquer outra coisa de péssimo sabor) estas balas serão distribuídas para os que forem escolhidos. A outra deve ser enrolada em jornal. Dentro deve conter balas suficientes para todos os participantes.

sábado, 8 de março de 2014

Dinâmica de Oração para a quaresma - O terreno

Objetivo da Quaresma: Levar-nos ao encontro com Jesus através da oração.
Objetivo da Dinâmica: Preparar nossa vida para ser constante na oração.
Texto base: A vida da gente é comparada a uma árvore. “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.  Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” Sl 92.12-14
Sendo assim, precisamos em primeiro lugar preparar um bom terreno, arejado, de fácil irrigação para plantarmos a nossa árvore. “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão”. Sl 1, 3.
O terreno para plantar a nossa árvore é a vida de oração. Todo cristão tem a necessidade absoluta de pedir a Deus a salvação e de como o devemos fazer. Santo Afonso recomendava que todos fizessem pelo menos uma hora de oração diária, além de frequentes e rápidas preces nas diversas oportunidades do dia. A graça de orar é dada normalmente a todos e, mediante a oração, todos podem obter de Deus os outros auxílios necessários para a salvação.