domingo, 30 de novembro de 2014

Presépio Natural


Como é maravilhoso a tradição natalina, onde as famílias se reúnem para celebrarem o Natal de Jesus com canções, a ceia de Natal, a árvore de Natal e em especial o presépio de Natal. Eu já fiz o meu presépio. E você¿ Como você faz o seu presépio¿
O termo presépio vem do latim praesaepe com o significado de estrebaria, curral, estábulo. Foi num destes espaços que nasceu o salvador da humanidade, Jesus Cristo,  Deus Conosco que se fez carne e veio habitar no meio de nós João 1, 14. Não foi porque a sua mãe e o seu pai José e Maria tivessem deliberadamente escolhido este lugar, mas foi o único que a humanidade lhe ofereceu. Hoje fazem presépios riquíssimos, com tons de ouro e muito colorido. Cuidado com o que o Natal representa para você. Faça o seu presépio na mais pura singeleza.

Coroa do Advento


O primeiro anúncio do Natal é o advento e neste tempo de reconciliação e esperança nos preparamos celebrando o tempo do advento. Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir Seu amor e desejo de nos salvar. Para dar significado a nossa celebração de preparação para receber aquele que advir,  durante o advento preparamos a coroa do advento, É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus. No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva à oração. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. Este ano vamos trabalhar a natureza como a vontade de Deus, que tenhamos vida em abundância. O Nosso presépio foi feito embaixo de um pé de pinheiro natural, confeccionado com material reciclável e natural, por isso a nossa coroa será também natural. Uma armação de ferro envolto de folhagens verdes e naturais de uma planta trepadeira.