Feliz Dia das Mães

Dinâmica Pascal – II Domingo da quaresma – Levantar

Preparando o Ambiente –
O Coração de Jesus, desenhado no isopor deve estar em lugar de destaque. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente.

1º Momento - O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo do Amor

Acolhida: Já aprendemos que, de maneira maravilhosa, Deus criou o homem, a mulher e muitas outras coisas lindas. Eles eram felizes porque viviam na amizade de Deus. Deus deu a nossos primeiros pais a graça de participarem da Sua vida divina. A isto chamamos PARAÍSO! Por isso não deveriam nem morrer, nem sofrer. Viveriam felizes, em harmonia com eles mesmos e com toda a criação (Gn 2, 15). Mas então, se Deus é tão bom e nos criou com tanto amor, porque existe tanto sofrimento, infelicidade, maldade, injustiça, violência e morte? Por causa da DESOBEDIÊNCIA. Este pecado chamamos de Pecado Original, pois é a origem de todos os outros pecados. É como uma bola de neve que vai rolando, crescendo até ficar gigantesca. Deus deu ao homem uma vida de santidade junto d´Ele e assim seria para sempre. Mas, como eles foram desobedientes, perderam o estado de SANTIDADE e passaram a viver em um estado novo: o estado de pecado.

Pecar é dizer NÃO a Deus, viver longe do seu amor, ser desobediente.

Abertura: Três crianças caracterizadas: Jesus, Elias e Moisés. Eles ficam ao lado do Coração da dinâmica. Entram mais três crianças vestidas normalmente com os livros da catequese, fechados, e se ajoelham diante do coração: A Bíblia que é a Palavra de Deus, o pequeno catecismo (livro: oração do cristão) que é a Palavra de Igreja e a apostila dos encontros que são as orientações para a vida.
Oração Inicial: As crianças devem persignar-se com o auxílio dos catequistas.
Catequistas: Sejam todos bem vindos-(as). Já aprendemos que somos pecadores desde nosso nascimento, já que nascemos com o pecado de nossos primeiros pais. Quem vive no pecado, vive como que morto. Sua vida é de desgosto e maledicência. Nada dá certo na vida e se chegar a morrer em pecado não verá a Deus; Viverá eternamente sofrendo. Aprendemos também que Deus é misericordioso e perdoa sempre os filhos arrependidos. Toda vez que alguém pecar deve imediatamente reconhecer o seu erro e pedir perdão a Deus.  Deus enviou seu filho Jesus para nos ensinar o caminho da Salvação. Toda vez que se proclama o Evangelho é o próprio Jesus quem nos fala.
Crianças: Senhor Jesus, perdoa-nos pelas vezes que não prestamos a devida atenção à Palavras de Deus e não procuramos fazer a sua vontade, talvez  porque tenho medo ou porque acho que a minha vontade é melhor…

Catequistas: Jesus disse: Simão, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:18-19 Desta maneira sabemos que a Santa Igreja é para nós uma mãe e precisamos também ouvir suas palavras e coloca-las em prática. A igreja nos ensina que os sete pecados capitais são vícios que precisa ser evitado, principalmente a preguiça. A pessoa com este pecado capital é qualificado como alguém que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.

Crianças:
Senhor Jesus, perdoa-nos pelas vezes que tenho preguiça de ir a missa, se vou, não presto atenção e não dou o devido valor; pelas vezes que não escuto o que o padre diz porque estou distraído...
 Catequistas: Deus nos dá uma vida tão maravilhosa, com saúde, inteligência, vontade e liberdade para fazer o que quiser. Por que tanta gente se afasta de Deus fazendo coisas que o Senhor não gosta, desobedecendo e sendo egoísta? Aquele que vive de acordo com a vontade de Deus é muito mais feliz.
Crianças: Senhor Jesus, perdoa pelas vezes em que temos receio de escutar a Tua voz e com vergonha escondo o meu amor por Ti diante dos meus colegas; sou teimoso e não obedeço; ao invés de seguir pessoas que fazem o bem, prefiro seguir pessoas desonestas e bagunceiras...
Catequistas: Senhor  Jesus tenha compaixão de nós,
Crianças: Porque somos pecadores
Catequistas: Por ser puro amor sede misericordioso para conosco.
Crianças: E dai-nos a vossa salvação
Catequistas: Por ser Filho de Deus perdoe os nossos pecados
Crianças: E nos conduza a vida eterna. Amém

2º Momento – A Palavra de Deus é Luz para nós. Mt 17,1-7.


Após a leitura todos rezam esta oração
Crianças: Da nuvem uma voz, a voz de Deus, o único que sabe dizer bem o que realmente está acontecendo, o único que conhece a todos: Este é o Filho meu, o Amado. Que eu saiba Senhor, viver a minha vida de acordo com sua vontade, para que eu também seja chamado pelo Senhor de filho Amado. Dou-te graças Pai, porque sei que sou para TI um filho muito amado! Amém.
(Leitura orante) Quantos discípulos andavam com Jesus? Quem eram os discípulos? Para onde foram? O que aconteceu? Quem apareceu para conversar com Jesus? O que Pedro disse para Jesus? Por quê? O que aconteceu em seguida? O que a voz dizia? O que aconteceu com os discípulos quando ouviram sua voz? Por quê? Que significa para mim ouvir a voz do Pai "és o meu filho muito amado"? O que fez Jesus ao ver seus discípulos com o rosto por terra?

Meditação:
É tão bom estar perto de Jesus... que os discípulos não queriam mais sair dali. Precisamos conhecer bem Jesus, pois ELE é a resposta para todas as nossas indagações.  Imagine ser amado por Jesus e por Deus! Quem experimenta deste amor não se afasta, jamais. Mas não dá para ficar só na casa do Pai. Precisamos sair do nosso comodismo, abandonar a preguiça e ir em busca dos irmãos que ainda não conhecem Jesus Cristo, para também escutar a sua mensagem de salvação. O bom é que não vamos sozinhos. É o próprio Jesus que nos convida a levantar.

3º Momento – Abertura da Porta


Catequistas:
Para que Jesus nos perdoe precisamos abrir a porta do nosso coração e do coração de Jesus. São sete portas, cada uma tem uma letra que forma a palavra ALEGRIA. Cada letra é uma palavra chave.  Jesus, ao ver uma pessoa pecadora logo se compadece e faz tudo para salvá-la. Quando um de seus discípulos cai por causa de seus pecados, o que Jesus faz? Lhe estende a mão e diz: Levanta. (Dar um cartão com a palavra chave  para uma criança colocar na porta de letra igual a inicial do nome na chave. Na chave, além da palavra tem também um pequeno texto que deve ser lido catequista).
“A maldade entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva. Seu castigo foi a perda do Paraiso. Assim como Adão se escondeu de Deus depois de ter pecado, os discípulos de Jesus também caíram por terra escondendo seus rostos. As pessoas pecam e ao ouvir a voz de Dez ficam com medo. Mas Deus, que é puro amor, não abandona sua criatura! Ali mesmo, "às portas do paraíso", prometeu aos dois um SALVADOR, capaz de nos levar de novo ao estado de amizade com Deus, não mais como criaturas de Deus, mas como verdadeiros FILHOS DE DEUS! Sempre que perceber ter pecado reconheça seu erro e peça ajuda a Jesus, ele é o SALVADOR. Qual a Palavra que Jesus disse aos seus discípulos?  LEVANTA”.


4º Momento – Compromisso de um verdadeiro discípulo

Catequistas: Acredite. Toda vez que você se sentir triste por ter pecado não vá se esconder os se afastar do nosso Deus, da nossa igreja. Valorize a sua vida colocando Deus como seu maior amor. Ele lhe ajudará a resolver todos os seus problemas. Existem 10 maneiras de vivermos santamente, sem pecar. Basta seguir os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Estes mandamentos, encontramos no nosso material de Catequese. Por isso zele pelo seu material de catequese e esteja com eles sempre perto.
( Jesus pega o Evangelho e abre-o e coloca nas mãos da criança dizendo)

Este livro é a Palavra de Deus. Usa-o sempre que precisar falar com ELE. “Levanta, vá à encruzilhadas e convide a todos para o banquete que irei servir”. Mt 22,9. (A criança se levanta e vira para a assembleia)

( Elias pega o livro de oração e abre-o e coloca nas mãos da criança dizendo)
É através deste livro que você chega ao coração de Deus. Este é um manual para você viver sua vida de acordo com a vontade de Deus.  “ Disse o Senhor: Levanta-te e vem para o meio”. Marcos 3:3 (A criança se levanta e vira para a assembleia)

( Moises pega a apostila e abre-o e coloca nas mãos da criança dizendo)

“Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa”. Marcos 2:11 (A criança se levanta e vira para a assembleia)

Rezemos juntos:
Catequistas:  Alegrem-se todos as crianças no Senhor.
Que todos O louvem com o coração e com palavras cheias de amor.
Cantai, todos ao Senhor um cântico novo…

Crianças: Senhor, Jesus, sabemos como é bom estar junto a Ti, experimentar deste amor tão puro… é enorme a felicidade de quem acredita no teu amor e se deixa tocar pela tua presença… Prometo prestar mais atenção na catequese, na santa missa e também nas minhas orações diárias.

Desafio para a semana: Todos os dias ler um versículo Bíblico com os pais e irmãos. Perguntar aos pais qual a passagem bíblica que eles mais gostam. Rezar, todos os dias a noite, antes de adormecer e pela manhã ao levantar:" Dou-te graças Pai, porque sou para ti um filho muito amado". Amém.

Rezar a oração da Campanha da Fraternidade.

Comentários