Feliz Dia das Mães

Entronizando a Palavra de Deus na Catequese

Oração inicial – 1º momento Minha intimidade com a Palavra de Deus
O catequista  recepciona os catequizandos com questionamentos em relação a Bíblia.  Onde a Bíblia é guardada em minha casa? Quem mais ler a Bíblia em minha família. Qual a passagem bíblica que mais me chama atenção? Por que preciso ler a Bíblia?
2º momento Entronizando a Bíblia!
É importante que todas as crianças estejam voltadas para a Bíblia, mesmo sem saber o que é, pois a mesma deve ser conduzida em um recipiente bem enfeitado (usar a criatividade). Quem sabe um baú? Afinal é o maior tesouro da humanidade! Faça uma procissão com algumas crianças levando pétalas de rosas. Atrás duas crianças com as velas, uma com um arranjo de flores e atrás o baú contendo a Palavra da nossa Salvação. Quando chegar ao local, a fila para e fica em posição de fila indiana (As duas filas de frente um com o outro); jogam as flores, uma dupla de cada vez enquanto as velas, flores e o baú vão passando. Chegando no local o baú é entregue a um catequista que retirar a Bíblia do Baú, com muito respeito beija-a e com muito entusiasmo proclama: “Eis a Palavra da Nossa Salvação! Deus passou em nosso meio e aqui está para nos falar. Eis aqui nossa maior riqueza, o Testamento Divino que o Senhor Deus deixou para nós. Viva a palavra de Deus!” Ele coloca a Bíblia no local e começa com um sussurro e vai aumentando  progressivamente até gritar: “Estou diante da tua palavra senhor; fala que teu servo te escuta”! os demais catequistas pedem que todos repitam.


3º momento Falando com Deus
Agora de Joelhos todos rezam:
Oração: Senhor, te pedimos perdão pelas nossas ofensas, causadas por pensamentos palavras e obras, e queremos limpar o nosso coração para nos colocar diante da Tua Palavra, porque a pureza do coração e a humildade são características fundamentais para a escuta e compreensão da mensagem divina. Colocamo-nos na tua presença e rezamos um Pai Nosso tentando olhar para cada um de nós como o Senhor nos olha. Pai Nosso... Te Pedimos Pai o dom do Vosso Santo Espírito escutar a Vossa Palavra e meditar com sabedoria para coloca-la em prática na nossa vida. Dá-nos senhor, o dom do entendimento. Amém.
Catequista: Quando lemos ou ouvimos uma leitura da Bíblia, é o próprio Deus que está falando. Portanto crianças, perguntem e Deus lhes dará uma resposta.
As crianças: Para que serve a Bíblia? Resposta: 2 Tm 3, 16-17. – Provérbios 30:5,6
As crianças: E quando precisarmos de ajuda? Resposta: Isaias 40, 10. 13.
4º momento Cantando com Deus
Cântico: Santo livro, Santo livro, louvado seja Deus por seus autores, louvado seja Deus por seus leitores, Santo livro, Santo livro, Santo livro que me ensina a contemplar. Santo livro, Santo livro, Santo livro que me ensina a caminhar.

Dicas para reflexão: Quem ama a Deus escuta a sua palavra antes de levantar para ser guiado por ELE e a noite para ter o conforto do descanso nos braços do Pai. A Bíblia deve estar sempre na cabeceira da cama.

Comentários