Feliz Dia das Mães

Dinâmica Pascal – V Domingo da quaresma – Recriar


Preparando o Ambiente – O Coração de Jesus, desenhado no isopor deve estar em lugar de destaque. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente.

1º Momento - O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo com Amor

Acolhida: Já aprendemos o pecado é uma desobediência e isso nos afasta de Deus. Mas Deus é Pai e por isso está sempre pronto para nos perdoar, porem existe uma exigência lógica: reconhecer-se pecador e Arrepender-se de ter pecado. Isto mostra que queremos crescer na fé, vivermos santamente, ser discípulos de Jesus. O mestre não gosta de ver seus discípulos tristes, caídos, e quando isto acontece, ELE estende a mão e diz: “Levanta e vem para o meio”. Quando a gente aceita segurar firme a mão de Jesus, Ele nos Edifica e nos ensina que a melhor maneira de sermos seus discípulos é Glorificar a Deus com nossas vidas.

Abertura: Duas crianças procurando Jesus; Felipe e André; Jesus; o catequista fará a voz de Deus.
Oração Inicial: As crianças devem persignar-se com o auxílio dos catequistas.
Catequistas: Sejam todos bem vindos-(as). Hoje, iremos aprender a viver constantemente em estado de conversão. Você sabe o que é conversão? Deixar as crianças responderem. Conversão é um ato de mudança de vida. Deixar velhos hábitos e  adquirir novos que melhorem sua vida.
Crianças: Senhor Jesus, somos tão pequenos e nossos pecados são induzidos por outras pessoas. O Senhor sabe que nosso coração ainda é puro e que anseia por ser seu. Ajuda-nos a mudarmos de vida e escutarmos apenas as coisas boas da vida, ensinadas pelos seus anjos e pelos seus santos.

Catequistas: Senhor  Jesus tenha compaixão de nós,
Crianças: Porque somos pecadores
Catequistas: Por ser puro amor sede misericordioso para conosco.
Crianças: E dai-nos a vossa salvação
Catequistas: Por ser Filho de Deus perdoe os nossos pecados
Crianças: E nos conduza a vida eterna. Amém

2º Momento – A Palavra de Deus é Luz para nós. Jo 12,20-33.

Hoje a nossa leitura será dramatizada. Jesus está sentado próximo ao coração da dinâmica. Os discípulos André e Felipe estão um pouco distantes conversando. Entra duas crianças correndo e gritando, e sacudindo os discípulos:
Crianças: Queremos ver Jesus! Queremos ver Jesus! 'Senhor, gostaríamos de ver Jesus.'
Filipe  e André responderam:
- Calma. Nós os levaremos ao Mestre.
Ao vê-los Jesus respondeu:
- Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, ele continua só um grão de trigo; mas se morrer, então produzirá muito fruto. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora me sinto angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!'
Então, veio uma voz do céu:

Catequista - 'Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!'
A multidão que lá estava e ouviu, dizia:
Todas as Crianças: O que foi isto, um trovão?
Outros afirmavam:
Todas as Crianças: Não. 'Foi um anjo que falou com ele.'
Jesus respondeu e disse:
'Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim.'
Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.
Palavra da Salvação.
 (Leitura orante) Jesus diz o que um discípulo deve fazer. Quem quer ser discípulo de Jesus? O que devem fazer então? E se vocês seguirem Jesus, que recompensa terão?  Quando temos um problema costumamos pedir logo que Deus nos livre. Jesus fez o mesmo? O que disse Jesus em relação a isso? Precisamos aprender a GLORIFICAR o nosso Deus. Foi o que aprendemos no encontro passado. Quem GLORIFICA A DEUS recebe um escudo protetor e terá sua vida glorificada assim como diz o Salmos 18:2: “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”. O que disse a voz vinda do céu? Como verdadeiros discípulos de Jesus, precisamos nos converter, RECRIAR uma vida nova.

3º Momento – Abertura da Porta

(Dar um cartão com a palavra chave  para uma criança colocar na porta de letra igual a inicial do nome na chave. Na chave, além da palavra tem também um pequeno texto que deve ser lido pelo catequista).
 Catequistas: Crianças, imagino que vocês já estão vendo a beleza que é a proposta de ser discípulo de Jesus. Vida nova, santidade, amor de Deus constante na vida... Como fazer para ter uma vida nova em Jesus Cristo? O segredo está no seu coração. É por isso que vamos abrir mais uma porta. E a palavra chave desta porta é:
“Jesus Cristo é a «Boa Nova de valor eterno» (Ap. 14, 6), sendo «o mesmo ontem, hoje e pelos séculos sem fim» (Heb 13, 8), mas a sua riqueza e a sua beleza são inesgotáveis. Ele é sempre jovem, e fonte de constante novidade. A Igreja nos ensina que Ele pode sempre renovar a nossa vida e a nossa comunidade. Esta é a proposta cristã, mesmo que passemos pelas maiores dificuldades, aquele que perseverar no seu amor será RECRIADO para uma vida nova. O Espírito Santo de Deus renova todas as coisas. Se você quiser ele também pode te ‘RECRIAR’ ”.

4º Momento – Compromisso de um verdadeiro discípulo

Catequistas: Acredite. Jesus renova tudo o que Ele quiser. Mas Ele te ama tanto que respeita a sua vontade. Veja como funciona: Deus ama tanto a humanidade que envia SEU FILHO único para salvação da humanidade. Jesus ama tanto SEU PAI a ponto de morrer para salvar a humanidade. E nós, o que estamos fazendo pelo AMOR DE DEUS.
Rezemos juntos: DEUS, Criador da minha vida, renova-me: traz-me para uma nova vida em Ti. Toca-me e faz-me sentir integra novamente. Ajuda-me a ver o Teu Amor na Paixão, morte e Ressurreição de Vosso Filho... http://encontrocomosenhor.blogspot.com.br/2014/03/oracao-para-o-inicio-da-quaresma.html
Desafio para a semana: Você acredita que seus pais te amam? Que tal conversar com eles dizendo que quer ser um filho melhor, mais obediente e perguntá-los: O que preciso mudar na minha vida? Faça um exame de consciência e assuma um compromisso com você mesmo. Todas as noites e ao amanhecer reze esta oração: “Glória e Louvor sejam dadas a TI meu Senhor, que me deste Jesus como Salvador. Dou-te graças Jesus, porque aceitaste dar a vida por mim".
Desafio para a vida: Para ser um discípulo de Jesus basta segui-lo. Quer dizer: fazer a sua vontade, cumprir com os mandamentos de SEU PAI. Está  disposto?

Comentários