Feliz Dia das Mães

II Domingo de Páscoa - Acredita


Do Coração de Jesus ao Coração do Mundo!
Preparando o Ambiente – Celebração da Páscoa na catequese. Coloque uma vela ou círio, acesa, próximo ao coração. Prepare as sete chaves antecipadamente. A Celebração da Páscoa será o momento de oração do I Domingo de Páscoa. Símbolos Pascais, o coração no centro. Esta celebração pode ser feita no segundo horário, ao invés de ser no início. Precisamos de 2 Anjos, Jesus Cristo ressuscitado (vestido de branco), Maria Madalena e os dois discípulos, Pedro e João. Tomé fica a parte. Um grupo de discípulos sentados no chão de um outro lado. Panos brancos dobrados e colocados no pé do altar onde está o coração.



Ressurreição do Senhor – Anuncia
1º Momento - O Pai bondoso acolhe seus filhos no colo com Amor
Acolhida: Celebrar a Páscoa e fazer memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo - é testemunhar nossa fé na vida, na vitória do bem. Por isso convidamos vocês para juntos entoarmos cantos alegres, celebrando a vitória do Salvador. Não é só celebrar, também somos convidados a testemunhar nossa fé por meio da prática do amor, da fraternidade, da solidariedade. Durante a quaresma fizemos um propósito de mudar de vida.Agora com a ressurreição de Cristo somos convidados adar um sentido novo a nossa vida, que seja marcada pelo otimismo, pela alegria, pelo compromisso de amor a Deus e aos irmãos e pelo discipulado cristão.
Abertura: Hoje vamos abrir duas portas. Abriremos a última porta para adentrarmos o coração de Jesus. Nesta porta está o segredo da felicidade. Depois abriremos a segunda que nos levará a espalhar esta felicidade no mundo. (Dramatizar a ressurreição do Senhor.)


 
Oração Inicial: As crianças devem persignar-se com o auxílio dos catequistas.
Catequistas.: Repitam comigo. Alegremo-nos todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Com esses sentimentos, queremos celebrar a nossa Páscoa. A nossa vida agora é só ALEGRIA. Vejamos as palavras chaves que já utilizamos: (Relembrar as palavras) Para que a nossa ALEGRIA seja completa precisamos da última chave. Sabe quem vai nos dar a última chave? O Próprio Jesus.
Oração Catequistas: Senhor nosso Deus, que pelo vosso Espírito ressuscitastes o vosso Filho, nós Vos pedimos: não deixeis de nos assistir com a força desse mesmo Espírito Santo, para que, ressuscitados como homens novos, saibamos testemunhar Cristo, vivo e atuante no mundo. Ele que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Oração Crianças.: Ó Deus de grande misericórdia e bondade infinita. Eis que hoje venho suplicar pela Vossa misericórdia as graças necessárias para mim e meus familiares: Jesus Ressuscitado rolai as pedras do meu caminho para que eu possa anunciar a BOA NOVA da vossa ressurreição. Amém.
Todos: Alegremo-nos todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia!

Ressurreição do Senhor – Acredita Jo 20,19-29

 
Narrador.: Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse:
Jesus.: A paz esteja com vocês.
Narrador.: Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles:
Jesus.: A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
Narrador.: Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.
(Jesus sai, entra Tomé e os outros contam para ele)
Discípulo.: Nós vimos o Senhor.
Tomé.: Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.
(Jesus entra sem que eles percebam e diz primeiro para todos, depois para Tomé)

 
Jesus.: A paz esteja com vocês. Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.
Tomé.: Meu Senhor e meu Deus!
Jesus.: Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.
Abertura da Porta
Catequistas.: Crianças, a alegria que sentimos hoje, pela ressurreição de Jesus deve permanecer para sempre no nosso coração. Não foi apenas hoje que Jesus ressuscitou, mas, toda vez que você melhora a sua vida, a vida de seus familiares e amigos, vivendo um amor descomprometido, sem interesses, a não ser no bem estar do outro, é Jesus ressuscitando no seu coração. Não duvide nunca do Amor que Jesus tem por você. Assim como os apóstolos digamos sempre: “Senhor, aumentai a nossa fé” (Lc.17,5). Acreditar na presença real de Jesus vivo, transubstancial na Sagrada Eucaristia e viver esta fé é a alegria do verdadeiro cristão.
(Abrir a porta “ACREDITAR”.)
Crianças.: Vem Senhor Jesus, toma conta do nosso coração para que acreditemos sempre no seu amor por nós. Ainda temos um coração puro e queremos que continue assim. Senhor, toma conta do nosso coração.


Catequistas.: Devemos Partilhar a fé, como uma verdadeira chave, que abre no coração a porta da alegria. Procuremos levar esta chave todas as pessoas, para que também eles, possam conhecer Jesus e façam parte do seu Reino de Amor.
Crianças.: Senhor, fazei de nós um instrumento de vossa paz e do vosso amor. Toma conta de nossa boca, para que saibamos Evangelizar, apesar de tão pequenos. Queremos ser também seus discípulos, não como Tomé, que duvida, más como Maria que não se cansa de anunciar a sua ressurreição.

Catequistas.: O Evangelho nos convida a abraçar o desejo do encontro com o irmão, a troca de aprendizagem e a vontade de que todos sejam discípulos de Jesus. “Alegra-te por não estares sozinho na fé. Une o teu coração a tantos outros que chamam a Deus Pai e a Cristo de irmão. Sente a união que pode existir em nós”. Bendiga a Deus Pai Criador por tantas maravilhas.
Crianças.: Senhor que a Sua Ressurreição aproxime os nossos corações a ponto de serem um como o Vosso coração é Um com Deus Pai.
Catequistas.: Obras do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-O e exaltai-O para sempre. Céus, bendizei o Senhor, Anjos do Senhor, bendizei o Senhor.
Crianças.: Sol e lua, bendizei o Senhor, estrelas do céu, bendizei o Senhor. Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor, todos os ventos, bendizei o Senhor.
Todos.: Bendiga a terra o Senhor, louve-O e exalte-O para sempre.
Catequistas.: Montes e colinas, bendizei o Senhor,
tudo o que germina na terra bendiga o Senhor.
Crianças.: Animais e rebanhos, bendizei o Senhor, homens, bendizei o Senhor.
Todos.: Bendiga Israel o Senhor, Louve-O e exalte-O para sempre.
Catequistas.: Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor, servos do Senhor, bendizei o Senhor.
Crianças.: santos e humildes de coração, bendizei o Senhor. Louvai-O e exaltai-O para sempre.
Todos.: Bendigamos o Pai, o Filho e o Espírito Santo;
Catequistas.: louvemo-l’O e exaltemo-l’O para sempre.
Todos.: Bendito sejais, Senhor, no firmamento dos céus, a Vós o louvor e a glória para sempre.
Crianças:. Ó que alegria! Hoje é o dia. Dia de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz. Dia de oração!!! De abrir as mãos, de abrir os braços e abraçar o irmão. Dia de recomeçar, de libertar, ANUNCIAR…
Todos: Alegrem-se todos! O Senhor ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Uma feliz páscoa da ressurreição do amor a todos!!!!!! Crianças: Senhor, Jesus, sabemos como é bom estar junto a Ti, experimentar deste amor tão puro… é enorme a felicidade de quem acredita no teu amor e se deixa tocar pela tua presença… Prometo prestar mais atenção na catequese, na santa missa e também nas minhas orações diárias.
(Postaremos mais fotos quando os outros grupos celebrarem com suas crianças.)

Comentários