Feliz Dia das Mães

O pecado e o Amor de Deus - Dinâmica do perdão

Objetivo: Reconhecer nossos erros e pedir perdão a Deus
Material:
- Um copo de vidro bem transparente (representa o nosso coração);
- Pedras pequenas (representam nossos pecados);
- Água (representa o amor de Deus);
- Uma bacia;
- Uma pinça ou pegador de gelo.
Desenvolvimento:
O copo representa o nosso coração, um espaço criado por Deus para reinar o Amor. (Colocar dentro da bacia para não molhar o local.) A água é um solvente universal. Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas.
Deus nos criou do SEU Amor, com SEU Amor para o SEU Amor. (Encher o copo com água) O Homem aos poucos vai se afastando do amor de Deus e vai deixando o pecado entrar em seu coração (colocar algumas pedras no copo com água até transbordar) e pouco a pouco ocupar o espaço do amor de Deus, deixando assim o nosso coração duro, sujo, cheio de mágoas, violento, invejoso, mentiroso... tudo isso acontece quando não sentimos o amor de Deus. O pecado não nos respeita e toma conta do nosso coração. Ele é um fardo tão pesado que fica difícil retirá-lo depois que ele entra. Já o Amor de Deus é suave, leve, respeita nossas escolhas, nossas vontades. Deus não faz nada que nós não aceitemos, pois ELE nos deu o livre arbítrio. Temos sempre uma opção, uma escolha.
E será que depois disso, depois de ter um coração empedrado, Deus nos abandona? Será que Deus deixa de nos amar? (Espere as respostas)
NÃO.  Mas como Deus não desiste de nós, nos enviou seu Filho Jesus Cristo com o poder de perdoar nossos pecados e "limpar" o nosso coração do mal. (com o pegador ou a pinça tirar as pedras). Jesus é Deus, Ele quer e pode tirar do nosso coração tudo o que nos impede de sermos felizes. Disse Jesus: Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:27-30 Agora que saíram os pecados (pedras que representam mentira, inveja, etc) o que ficou faltando? (mostrar o copo e esperar que respondam).
Está faltando o Amor de Deus que precisa ser preenchido todos os dias com a Santa Eucaristia, A Palavra de Deus e a Oração. (Recolocar a água que está faltando para completar o copo) Pois é, como Deus nos criou para estarmos sempre cheios de amor, além de tirar os pecados Jesus também quer que sejamos felizes e quer nos encher com o seu amor, sua força.
Música:
Conheço um coração tão manso, humilde e sereno;
Que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenos;
Que tem o dom de amar;
Que sabe perdoar;
Que deu a vida para nos salvar;


Jesus manda teu Espírito;
Para transformar meu coração(2x)

As vezes no meu peito, bate um coração de pedra;
Magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta;
Não quer saber de amar, nem sabe perdoar;
Quer tudo e não sabe partilhar;

Jesus manda teu Espírito;
Para transformar meu coração(2x)

Lava, purifica e restaura-me de novo;
Serás o nosso Deus e nós seremos o teu povo;
Derrama sobre nós, a água do amor;
O Espírito de Deus nosso Senhor;

Jesus, manda teu Espírito
Para transformar meu coração (2x)

Continuando...

Agora, se o nosso coração está em pecado, cheio de pedras, como podemos fazer? Como podemos tirar nossos pecados?
Sabemos que Jesus não veio para nos acusar ou condenar, Ele veio para nos salvar e nos "limpar". (Lembrar do sacramento da reconciliação e penitência)
Precisamos confessar nossos pecados ao padre que representa Jesus.
Cometemos pecado quando somos egoístas e queremos ser felizes sem Deus e sem os irmãos.
Podemos nos afastar de Deus e dos irmãos fazendo o mal por meio de:
- Pensamentos (quando pensamos mal das pessoas e julgamos)
- Palavras (quando proferimos palavras que não são para o bem, ofensas)
- Ações (quando fazemos o mal de propósito)
- Omissões (quando deixamos de fazer o bem ou falar bem dos outros)
Tudo que nos afasta de Deus é pecado, tentação e vem do diabo.
Oração:
Vamos pedir perdão a Deus porque quando pecamos "jogamos fora" o Seu amor.
Agora cada um vai pensar no que fez e não agradou a Deus, mentiras, brigas, egoísmo, ofensas, preguiça, desrespeito aos pais, aos avós...
Vamos agora agradecer a Deus pelo amor que Jesus tem por cada um de nós e por ser nosso Salvador, vamos nos esforçar para que o nosso coração não seja duro, não seja invejoso, não seja brigão... o pecado é uma falta para com Deus e ao próximo, o pecado ofende muito a Deus, o pecado é uma desobediência aos mandamentos da lei de Deus.
Encerramento:

Derrame toda a água na bacia. Cada catequisando deverá escrever num pedaço de papel o seu pecado, amassar bem e colocar na bacia com água para que seja lavado pela água que representa o Amor de Deus e purifica-nos do pecado. Não precisa ler nada. Depois jogar tudo no lixo.

Comentários