Feliz Dia das Mães

Abre a porta do teu coração ao Evangelho da vida - 4ª Porta - Glorificar


Oração Inicial – IV Domingo da Quaresma– Glorifica Sinal da Cruz, invocação ao Espírito Santo, Pai Nosso e Ave Maria.
Hoje a nossa leitura do Evangelho será dramatizada. Jesus está sentado ao lado. Os discípulos André e Felipe estão um pouco distantes conversando. Entra duas crianças correndo e gritando, e sacudindo os discípulos:
Crianças: Queremos ver Jesus! Queremos ver Jesus! 'Senhor, gostaríamos de ver Jesus.'
Filipe e André responderam: - Calma. Nós os levaremos ao Mestre.
Ao vê-los Jesus respondeu: - Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra e não morrer, ele continua só um grão de trigo; mas se morrer, então produzirá muito fruto. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora me sinto angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!'

Então, veio uma voz do céu:
Catequista - 'Eu o GLORIFIQUEI e o GLORIFICAREI de novo!'
A multidão que lá estava e ouviu, dizia:
Todas as Crianças: O que foi isto, um trovão?
Outros afirmavam:
Todas as Crianças: Não. 'Foi um anjo que falou com ele.'
Jesus respondeu e disse: 'Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim.'
Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer. Palavra da Salvação.
(Leitura orante) Jesus diz o que um discípulo deve fazer. Quem quer ser discípulo de Jesus? O que devem fazer então? E se vocês seguirem Jesus, que recompensa terão? Quando temos um problema costumamos pedir logo que Deus nos livre. Jesus fez o mesmo? O que disse Jesus em relação a isso? Precisamos aprender a GLORIFICAR o nosso Deus. Foi o que aprendemos no encontro passado. Quem GLORIFICA A DEUS recebe um escudo protetor e terá sua vida glorificada assim como diz o Sl 18:2: “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha Salvação.
Para meditar e viver – Ler o Evangelho Lc 10,20b-23
“Ninguém jamais viu a Deus; o Filho Unigénito que está no seio do Pai no-l’O deu a conhecer” Jo 1, 18. Quem desde o princípio nos dá a conhecer o Pai é o Filho, porque desde o princípio está com o Pai: Porque a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem, é a visão de Deus. (Santo Irineu) Glorificar a Deus é o propósito de nossas vidas, para Sua Glória fomos criados e a Bíblia está repleta de indicações, por exemplo: em Isaías 43:7 "... eu os criei para minha glória..."; em 1 Coríntios 10:31 "quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus".
Deus criou o homem para amá-Lo e GLORIFICÁ-LO. Este é o verdadeiro propósito de nossa existência e só assim poderemos ser felizes. A verdadeira Alegria está em viver de acordo com a vontade de Deus.
Vamos abrir a quarta porta que nos leva a Misericórdia Divina. GLORIFICAR a Deus, significa, honrá-Lo através do que falamos, agimos e pensamos; GLORIFICAR a Deus é reconhecer a Sua importância e valorizá-Lo acima de todas as coisas, fazendo-O também conhecido à outras pessoas, para que de igual modo, aprenda a GLORIFICÁ-LO. GLORIFICAR a Deus é principalmente ter um coração grato. Esta é a Palavra chave da Porta da Misericórdia Divina.
Momento de falar com Deus Podemos GLORIFICAR  a Deus através da nossa fé, com a total confiança de que Ele estará conosco sempre e nunca nos abandonará, apesar de qualquer circunstância. Podemos GLORIFICÁ-LO através de nosso amor, através da busca em conhecê-Lo mais, e do desejo de obedecê-Lo. Davi entendeu bem isso, quando lemos os livros de Salmos, vemos que em todas as situações Davi nunca deixou de louvar a Deus. E enquanto louvamos estamos glorificando e magnificando o Seu nome.
Oremos juntos:  "Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração..."(Sl 9:1) 3x
"Sete vezes no dia eu te louvo"(Sl 119:164) 7x
"Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver"(Sl 146:2)
Repetir durante toda a semana, nos momentos de oração.
Reflexão para o catequista - Nada pode nos dar mais alegria do que viver de acordo com o propósito para o qual fomos criados. Quando glorificamos a Deus nos enchemos de alegria e paz. Fomos criados muito parecidos com ELE, afinal somos a sua imagem e semelhança. Somos chamados a sermos santos 1 Pd 1,16. Isto não é difícil. O que torna a santidade difícil são as escolhas que fazemos. As pessoas vivem dizendo que são filhos de Deus. Na verdade, são, mas não são herdeiros do céu por serem rebeldes. Para ser herdeiro de Deus basta ser discípulo de Jesus. Este é o verdadeiro Filho de Deus. Quando Deus fez o homem a sua imagem e semelhança deu-lhes presentes que não deu a outra criatura: poder, vontade, liberdade e uma alma imortal. Mas Deus não podia deixar o homem com todo poder e ser livre sem ser vítima de suas escolhas. O homem foi feito para amar, adorar, agradecer e louvar a Deus infinitamente. Faz parte da natureza! Quando ganhamos alguma coisa somos gratos! Se o presente for bom pensamos logo em retribuir, faz parte da gratidão. Observe: Se amamos, logo somos amados; Se odiamos, só encontraremos quem nos odeia. Os animais se destacam entre os mansos e os ferozes. Entre os seres humanos não precisa haver esta divisão. Pessoas bravas e humildes podem viver juntas sem haver guerra. Basta querer! É uma questão de escolhas.
Trabalho em Sala Continuar a dinâmica das portas escolhendo uma maneira de GLORIFICAR a Deus. Não esqueça que estamos no ano da misericórdia divina. 
"Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." Lc 6, 36.

Comentários