Feliz Dia das Mães

Dinâmica Quaresmal - Das cinzas a Pentecostes - Contemplação





Prepare uma talha (pote) em frente ao altar onde os catequistas fazem a oração comunitária. No Altar deve ser entronizado a Palavra de Deus ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Prepare também 6 envelopes com as palavras da fonte da Alegria para ser colocado, um a um conforme as semanas. Na boca da Talha você coloca o terço. Não coloque muitas flores pois estamos na quaresma.

SEMANAS
FONTES DA ALEGRIA
4.ª Semana
5.ª Semana
ORAÇÃO (AMIZADE COM CRISTO)
Semana Santa
SACRIFÍCIO (DOM DE SI MESMO)


Oração para todos os dias – Sinal da Cruz (Ajudar as crianças a persignar-se) - Oração ao Espírito Santo

Catequista: Senhor DEUS, nosso Pai e nosso Criador, renova a cada um de nós neste momento: Dá-nos uma nova vida em Ti. Toca no coração de cada um aqui presente e faz-nos sentir o TEU AMOR em nós através da Paixão, morte e Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo.

Crianças: Papai do Céu, Ajuda-me a entender e viver a Quaresma de uma forma que me permita celebrar esse mesmo Amor. Ajuda-me a preparar o meu coração para que eu possa viver estas semanas da Quaresma, junto com minha família, de uma maneira que eu sinta uma profunda tristeza pelos meus pecados, mas também, o Teu Imenso Amor Eterno por mim.

Todos: Pai Santo, que TEU querido Filho Jesus mande sobre nós VOSSO Santo Espírito, afim de que possa conduzir-nos neste tempo favorável a uma sincera conversão. Precisamos, Senhor, viver a Graça do nosso Batismo, morrendo para o que não é Teu e ressuscitando conforme à Tua Vontade. Que a Tua Palavra nos conduza durante todos os dias deste Retiro Quaresmal, Com o Jejum, a Oração e a Caridade operosa, unida à penitência, esperando a Vida Nova na Páscoa! Amém!

Cantar um cântico de aclamação: Muito silêncio... Usar o cântico completo – Antes e depois da Proclamação do Evangelho. O Evangelho também pode ser encenado.

Muito silêncio crianças, Deus agora vai falar.
A palavra de Deus que está na bíblia, Palavra santa que nós vamos escutar.

         Dia 25 de março –


         Palavras de Jesus: “'Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem, vejam, e os que veem se tornem cegos.'”. João 9:39
Está palavra que ouvimos, é palavra da verdade.
É pra gente vive-la com carinho, Para felizes nos unirmos de verdade.

FONTE DA ALEGRIA – CONTEMPLAÇÃO – Quarto envelope




Na quarta semana da Quaresma, o Evangelho da cura do cego de nascença (Jo 9,1-40) ajuda-nos a meditar no Batismo, como sacramento da iluminação, e a abraçar a fé como uma nova visão, “como um caminho do olhar em que os olhos se habituam a ver em profundidade” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 30). Somos despertados para a necessidade de um novo olhar, de um olhar contemplativo pois, “só quando somos configurados com Jesus é que recebemos o olhar adequado para o ver” (Ibidem, 31). Por isso, a fonte da alegria que propomos é a CONTEMPLAÇÃO, esse olhar novo e profundo, com os olhos de Deus. “A contemplação é o olhar da fé, fixado em Jesus. «Eu olho para Ele e Ele olha para mim» – dizia, no tempo do seu santo Cura, um camponês d’Ars em oração diante do sacrário. Esta atenção a Ele é renúncia ao «eu». O seu olhar purifica o coração. A luz do olhar de Jesus ilumina os olhos do nosso coração; ensina-nos a ver tudo à luz da sua verdade e da sua compaixão para com todos os homens. A contemplação dirige também o seu olhar para os mistérios da vida de Cristo. E assim aprende o conhecimento íntimo do Senhor» para mais O amar e seguir” (CIC 2715). Aquele que não aprende a olhar com os olhos de Jesus (contemplar) jamais será capaz de ver a verdade.

Tarefas para casa:

Dízimo
Leia do versículo 35 ao 39 e escreva uma carta para Jesus dizendo porque você acredita nELE.

SE VC GOSTOU DEIXE SEU COMENTÁRIO! é MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SABERMOS A SUA OPINIÃO.

Comentários